Variação Horária do FWI e Subíndices

Viana.Castelo
Vila.Real
Bragança
P.Lima
Braga
Monção
Lamas.Mouro
Cabril
Montalegre
C.Basto
Chaves
Mirandela
C.Ansiães
M.Cavaleiros
Mogadouro
Moncorvo
M.Douro
Arouca
Moim.Beira
Aveiro
Coimbra
Viseu
Guarda
Figueira.Foz
Anadia
Lousã
FC.Rodrigo
Nelas
Sabugal
Trancoso
Leiria
Castelo Branco
Alcobaça
Ansião
Proença
Zebreira
Lisboa
Santarém
Setúbal
Rio Maior
Tomar
Coruche
Alvega
Dois.Portos
Barreiro
Portalegre
Avis
Évora
Beja
Alcácer.Sal
Sines
Alvalade
Portel
Amareleja
Mértola
N.Corvo
Elvas
Faro
Portimão
Castro Marim
Sagres
Alcoutim
Olhão
Tavira

As previsões horárias do FWI e subíndices são um produto em desenvolvimento que poderá ser um bom complemento à previsão diária ao permitir identificar ao longo do dia os periodos que mais favorecem a deflagração e propagação dos incêndios rurais. A sua interpretação deverá no entanto ser efetuada com algumas reservas em particular no que diz respeito ao paralelismo de interpretação com o FWI diário.

Considerações gerais sobre o processo de cálculo do das variações horárias do FWI e subíndices:

  • O produto de previsão apresentado é obtido recorrendo às previsões horárias com pós processamento estatístico e à informação produzida no cálculo do FWI diário (observado e previsto).
  • O processo foi implementado para o run das 12UTC e tem um alcance de 60 horas oferecendo 2 dias completos de previsão.
  • A base de todo o processo assenta na utilização de um algoritmo para o cálculo da evolução horária do FFMC que, com a intensidade horária do vento, permite por sua vez calcular o ISI e, em conjugação com o BUI da previsão diária, possibilita por fim o cálculo do FWI para cada hora.
  • O algoritmo para o cálculo do FFMC horário é um algoritmo recursivo que é inicializado apenas no primeiro step da previsão com o valor do FFMC diário observado.
  • O BUI utilizado em cada step horário de previsão corresponde ao BUI diário observado, para o primeiro dia de previsão, e ao BUI diário previsto, para cada um dos dois dias seguintes.